Foram abordados temas relacionados a comportamento, relacionamentos e desenvolvimento pessoal das mulheres
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindipan-JF (Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Juiz de Fora e Região) e o Sinduscon-JF (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora) promoveram, em 8 de março, um Ciclo de Palestras especialmente voltado para as mulheres de suas empresas associadas. O evento teve entrada gratuita e aconteceu na sede da FIEMG Regional Zona da Mata, onde ficam localizados os Sindicatos, na parte da tarde. Foram abordados temas muito interessantes relacionados a comportamento, relacionamentos e desenvolvimento pessoal das mulheres.
O evento foi aberto pelo presidente do Sindipan-JF e também da FIEMG Regional ZM, Heveraldo Castro, que ressaltou a importância da mulher no mundo e no setor da Panificação. “A mulher tem a força de trabalho e muita capacidade, mas além disso possui a capacidade de tornar os caminhos mais leves e mais suaves”, disse. Ele falou ainda que o Sindicato é dos associados e convidou a todas para participarem mais ativamente das atividades promovidas pela entidade.
Em seguida, foi apresentada a primeira palestra do Ciclo: “As cinco linguagens do amor”, por Sônia Mara, doutora em Administração, professora universitária e consultora empresarial do Grupo Project. Ela falou sobre o amor, suas definições e modos de sentir, ressaltando que amar requer esforço e disciplina e que todos devem buscar relacionamentos saudáveis e manter o aprendizado e o crescimento ao longo da vida. “O autoconhecimento nos faz pessoas emocionalmente inteligentes”, disse.
O segundo tema trabalhado foi “Como potencializar o poder da mulher com a comunicação assertiva”, apresentado por Maria Cláudia Barros, doutoranda em Ciências Empresariais, especialista em Liderança e Neurociência e consultora empresarial do Grupo Project. Ela falou sobre comunicação não violenta baseada em empatia, autenticidade, consciência e linguagem do coração. “Devemos buscar a evolução contínua e o conhecimento, procurando ter autocontrole em nossas palavras e reações. Pensamentos limitantes servem apenas para impedir nosso crescimento”, enfatizou.
“Conheça a ti mesmo” foi o assunto abordado por Telma Machado, terapeuta do Grupo Project, que focou em desenvolvimento pessoal. “Ser mulher é saber colocar muros, limitar espaços. Você deve ser a mulher que você nasceu para ser. Vale a pena lutar pelo que acreditamos. Você não deve carregar o lixo de ninguém, devemos produzir nossa própria história”, disse. Ao final das palestras foi oferecido um lanche de confraternização e, durante o evento, picolé da Sol & Neve, grande parceria do setor da Panificação.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG