Evento renovou as perspectivas para o setor da Construção Civil, se configurando como um espaço de apresentação de novas tecnologias, networking, geração de negócios e debate de temas relevantes
Entre os dias 14 e 17 de setembro, a cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, se tornou portadora de futuro para os negócios da Construção Civil com o Minascon 2023. Sob o tema “Novas Ideias, para Novos Negócios”, o evento, em sua 20ª edição, atuou não apenas como um manancial de informações vitais para profissionais do setor, mas também como um potente campo fértil para networking e expansão de oportunidades de negócios. A Feira, que vem acontecendo anualmente, de forma itinerante pelo interior do estado, foi realizada em Juiz de Fora em 2018.
Nesta edição, o maior evento da cadeia produtiva da Construção foi promovido em conjunto com a 28ª Feira Nacional da Indústria, Comércio e Serviços (FENICS). O Minascon reuniu profissionais, empresas e especialistas para explorar, debater e fomentar a inovação e o progresso da indústria do segmento. O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Juiz de Fora (Sinduscon-JF) participou do evento com dois representantes: os diretores Hélio Abreu e Sérgio Campos, que estiveram na Feira em busca de ainda mais conhecimento e experiências.
Para Hélio Abreu, encontro anual dos construtores mineiros tem por objetivo a atualização de assuntos, na maioria técnicos, muito importante para a classe e para o mercado da construção. “Foram dias intensos de palestras, com a apresentação de assuntos pertinentes. Anexo ao local do Minascon, foi realizada uma exposição de lojas de material de construção e serviços utilizados pelas empresas do setor. Outro destaque foi a Caixa Econômica Federal, que montou um estande para a apresentação de seus serviços direcionados ao mercado imobiliário. A experiência foi muito enriquecedora”, disse.
Segundo Sérgio Campos, “foi um evento muito proveitoso, que nos dá condições de estar atualizados em nossos conceitos e trazer para os associados novas informações”. Entre as palestras apresentadas, ele destaca o painel com o tema “Minha Casa, Minha Vida”, que tratou da nova política da Caixa, focada nas modificações efetuadas no projeto original e na correção de suas falhas, principalmente relacionadas à parte social. “Outro assunto abordado foi a Norma de Desempenho, que entrou em vigor em julho de 2013, e agora atualizada traz avanços para a Construção através da busca pela melhoria dos produtos junto ao fornecedor, já que as indústrias dão garantia da qualidade dos seus produtos. Agora em junho entrou em vigor a Norma de Garantias, que complementa a de Desempenho, visando a segurança do construtor, do incorporador e dos usuários, desde que se respeitem os procedimentos”, disse.
O diretor Sérgio Campos ressaltou ainda uma palestra realizada pelo SENAI sobre mão de obra no canteiro e uma outra apresentação que tratou de gestão de obras e do Lean Construction, tema que já foi abordado em palestras promovidas pelo Sinduscon-JF e que também está sendo tratado no curso que o Sindicato está promovendo no momento, em parceria com o FIEMG Competitiva. Também aconteceu no Minascon uma ótima palestra sobre as atualizações da certificação PBQP-H SIAC, que encaixa todos esses assuntos”, destacou.
Além disso, a empresa Mais Controle, associada ao Sinduscon-JF, marcou presença no Minascon com um estande, comandado por seus representantes, Marcel Ribeiro e Thiago Resende. Eles consideram a participação no evento muito positiva. “Em todos os dias da feira, fomos surpreendidos com um bom fluxo de pessoas em nosso estande. Havia diversos expositores no local com os quais também fizemos contato e o evento aconteceu ao lado da FENICS, realizada no mesmo período, o que atraiu ainda mais pessoas”, declara Marcel.
Ele destacou ainda que a empresa teve a oportunidade de expor suas soluções para o mercado. “Trabalhamos com um software de gestão de obras muito moderno, intuitivo e completamente integrado, que despertou o interesse do público visitante e também dos expositores. Vamos agora fechar os negócios que iniciamos com os contatos realizados durante a feira. Participamos também da palestra sobre Gestão de Obras e PBHP-H, juntamente com os demais representantes do Sinduscon-JF, quando pudemos conversar e trocar experiências”, disse o representante da Mais Controle.
A abertura do Minascon
Adauto Marques Batista, presidente da FIEMG Regional Norte, representou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, na abertura do Minascon, dizendo que enxerga em Montes Claros, neste momento, uma segunda revolução industrial. “Tudo que tem sido construído aqui é graças ao trabalho de muita gente competente. Esses bons eventos são o que realmente desenvolve a região, não só com as empresas preexistentes, mas toda a iniciativa de trabalho que chega agora na cidade”, disse.
O anfitrião do Minascon, presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, agradeceu a todas as autoridades presentes, empresas parceiras e público, explicando o propósito do evento e as atividades previstas. “A ideia de o Minascon ser itinerante é para que possamos integrar a FIEMG com as Regionais, isso é essencial para promover esse intercâmbio de conhecimentos”, destacou.
Durante a programação, foram realizadas palestras que agitaram o setor da Construção Civil com insights renovados e tendências de mercado. À noite, o Salão de Negócios abriu suas portas, convidando os participantes a uma jornada de descobertas e conexões profissionais em um espaço concebido para impulsionar a ampliação das redes de contatos e apresentar oportunidades únicas no mercado. Neste espaço, estavam também a Praça do Concreto e a competição dos concursos “A Ponte” e “Desafio da Sustentabilidade”, que incentivaram os participantes a demonstrarem sua criatividade e expertise, bem como a contribuir para um futuro mais sustentável no âmbito da Construção Civil.
Além disso, nesta edição o Minascon também sediou a segunda edição do “ Prêmio Sustentabilidade”, concurso que busca incentivar a adoção de medidas que promovam o equilíbrio entre o desenvolvimento da indústria da Construção e a preservação do meio ambiente.
O Minascon
O Minascon 2023 foi uma realização da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Câmara da Indústria da Construção e dos Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon) do Norte de Minas. Contou também com o apoio master do SEBRAE Minas, patrocínios do CREA-MG, CODEMGE, Governo do Estado de Minas Gerais, TOTVS, além do apoio da CAIXA.
O Minascon se estabelece como um evento imperdível para profissionais da Construção Civil em busca de atualização e aprofundamento em temas essenciais do setor. A FIEMG mais uma vez demonstra seu compromisso em promover a troca de conhecimento e aprimoramento contínuo da indústria da Construção no estado de Minas Gerais. E o próximo Minascon já tem data marcada: será em Divinópolis, em julho de 2024.
Graciele Vianna
Imprensa FIEMG